Projeto Férias Vivas 2025 da IHM envolve 160 crianças e jovens

Nos meses de julho e agosto, a IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, através dos seus Polos Comunitários, promove o projeto Férias Vivas, com o ATL de verão. A abertura oficial desta iniciativa, que tem como objetivo principal ocupar crianças e jovens, com atividades promotoras de estilos de vida saudáveis durante estas férias letivas, decorreu esta quinta-feira, dia 3 de julho, no Polidesportivo Coberto da Nazaré.
Este projeto, que engloba cerca de 160 crianças e jovens, com idade entre os 6 e os 13 anos, irá decorrer nos Conjuntos Habitacionais da Nazaré, Ribeira Grande, Comandante Camacho de Freitas, Santo Amaro, Ribeiro Real-Câmara de Lobos, Torre-Machico e Nogueira.
Na abertura destas Férias Vivas, o presidente do Conselho de Administração da IHM, Leonel Silva, desejou, aos mais novos “umas boas férias, com muitas atividades” e destacou o papel dos dirigentes, técnicos da IHM e voluntários envolvidos e empenhados em proporcionar, a estas crianças e jovens, “momentos de amizade e de novas vivências”.
Leonel Silva destacou ainda a importância dos parceiros, que tornaram possível a programação de atividades diversificadas de caráter lúdico-pedagógico, desportivo, formativo, cultural e de lazer, que irão oferecer novas experiências, de enriquecimento pessoal e social, aos participantes deste projeto. Este projeto tem se traduzido num apoio fundamental para as famílias residentes nos bairros sociais e que não têm onde deixar os seus filhos nas interrupções letivas. Assim, devido à grande adesão e número de inscrições, a seleção das crianças a contemplar nas Férias Vivas 2025 teve em consideração os pais que trabalham.
Durante a manhã de hoje, entre o Parque Urbano da Nazaré e o Polidesportivo Coberto da Nazaré, houve espaço para dinamização de várias atividades, desde basquetebol a xadrez, pinturas faciais, moldagem de balões e pinturas faciais, que muito entusiasmaram os jovens participantes.
O Projeto Férias Vivas, pelo seu planeamento e respetivo acompanhamento personalizado dos moradores mais jovens conjuntos habitacionais, é uma das iniciativas de inclusão social mais importantes que a IHM desenvolve, devido aos benefícios de âmbito físico, emocional e intelectual de crianças e jovens, adquiridos através de todas estas atividades lúdico-pedagógicas.
A IHM agradece aos parceiros das Férias Vivas, que possibilitaram a realização de mais esta edição: Câmara Municipal do Funchal; Frente MarFunchal, E.M.; Associação Reinventa; Associação Casa do Voluntário; Junta de Freguesia de Santo António; Fundação Portuguesa “A Comunidade Luta Contra a Sida” – Delegação da Madeira; Associação de Voleibol da Madeira; CTM – Centro de Treino Mar; Clube de Karaté da Madeira; Associação de Xadrez da Madeira; Associação de Padel do Funchal e Associação de Basquetebol da Madeira.