Novo ano letivo arranca nos bairros sociais da IHM

12 setembro 2022

Os Polos Comunitários da Ribeira Grande e da Nazaré assinalaram nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, a abertura dos Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) 2022/2023.

No presente ano letivo, são três as turmas de Cursos EFA, sendo que uma turma é de equivalência ao ensino secundário, e duas turmas de equivalência ao 9.º ano, totalizando 29 alunos.

O arranque deste novo deu-se com uma sessão de boas vindas aos alunos, realizada em cada um dos polos comunitários, com a presença do presidente do Conselho de Administração da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, Eng.º João Pedro Sousa e Vogal, Dr.ª Mara Rodrigues, e do presidente do Conselho Executivo da Escola do 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, Dr. Nuno Jardim.

Na ocasião, o presidente da IHM focou a importância do estudo e da aquisição de novos conhecimentos para a vida, salientando que estes cursos acabam por ser também uma plataforma de lançamento para uma nova carreira profissional ou para melhores oportunidades no mercado de trabalho, fazendo face às exigências e compatibilidade do mesmo.

João Pedro Sousa recordou ainda que esta iniciativa, que começou no ano letivo de 2016/2017, através de um protocolo de cooperação entre a IHM e a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, tem vindo a revelar-se bastante profícua, assentando, desde o início, em três importantes pilares: os alunos, o corpo docente, e as infraestruturas, através das instalações e todo o apoio logístico e material escolar que é disponibilizado pela IHM aos formandos.

Resultante de um projeto denominado “Escola de Bairro” cujo fundamento principal são as aulas serem lecionadas nos próprios bairros sociais, esta iniciativa veio possibilitar a melhoria de habilitações escolares e competências profissionais, promovendo a aprendizagem ao longo da vida, melhorando a empregabilidade da população em idade ativa e reforçando a igualdade de oportunidades.

Uma das mais-valias deste projeto é o facto de as aulas serem lecionadas em horário diurno, compatíveis com a sua vida doméstica e familiar. Esta solução veio, assim, possibilitar que esta população pudesse aumentar as suas qualificações, dando-lhes ferramentas pessoais e profissionais mais ajustadas às exigências do mercado de trabalho atual.

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