IHM abre novas Inscrições ao Programa de Renda Reduzida
A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira acaba de abrir uma nova fase de inscrições para o Programa de Renda Reduzida, que se destina a apoiar agregados familiares que pretendem arrendar um imóvel a preços acessíveis e que, mesmo estando inseridos no mercado de trabalho, não conseguem aceder a uma habitação condigna, sem que isso implique uma sobrecarga financeira no orçamento familiar.
Para este novo período de inscrições, que decorre até ao próximo dia 12 de fevereiro, poderão inscrever-se famílias que residam ou trabalhem nos seguintes concelhos: Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico, Santana, São Vicente, Ponta do Sol, Calheta e Porto Santo.
Este conjunto alargado de localidades são aquelas cujos empreendimentos estão numa fase mais avançada de construção e como tal, serão atribuídos às várias famílias no decurso do ano corrente. De salientar que os interessados nos concelhos não abrangidos neste período de inscrições, nomeadamente Ribeira Brava e Porto Moniz, poderão aceder, numa próxima fase, considerando que os empreendimentos habitacionais localizados nesses municípios ficarão concluídos no início de 2026.
As famílias que pretendam aceder a uma habitação pública, em regime de Renda Reduzida, deverão inscrever-se na plataforma online, criada para o efeito, disponível em www.ihm.pt.
Ressalva-se que as inscrições desta fase são válidas até 31 de dezembro deste ano.
A IHM mantém-se assim determinada em prestar respostas habitacionais diferenciadas e diversificadas, existindo no momento programas que apoiam desde as famílias mais carenciadas até aos agregados familiares da classe trabalhadora.
146 fogos de Renda Reduzida já entregues
Recorde-se que, em 2024 teve início as atribuições das primeiras habitações ao abrigo do Programa de Renda Reduzida. Foram entregues 146 fogos localizados nos concelhos de Câmara de Lobos e Machico. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, serão construídos e entregues às famílias um total de 805 fogos distribuídos por toda a Região, até o final do primeiro semestre de 2026.
A IHM reforça assim a sua premissa de implementação de políticas públicas de habitação que vão ao encontro de soluções adequadas às necessidades das famílias madeirenses e porto-santenses, cumprindo-se o desígnio de uma habitação condigna para todos, sendo o Programa de Renda Reduzida um largo passo para atingir esse fim.