Dia da Mulher 2018

8 março 2018
Qual o significado do Dia Internacional da Mulher?

Comemorar o Dia da Mulher é assinalar o seu significado histórico. O que este representa em termos de conquistas, entre tantas outras, por exemplo, o direito ao voto.
Durante muitos séculos, o trabalho remunerado e a participação cívica, como seja a participação ativa na política e mesmo o direito de voto foram negados às mulheres e isto apenas pela sua condição feminina.

As novas gerações devem saber e apreender que quando falamos em igualdade de género, em equidade de direitos e deveres, liberdades e garantias, recordamos um percurso de luta constante para que todas as formas de discriminação entre homens e mulheres sejam um vislumbre do passado.

Há diferenças entre a liderança no feminino e no masculino?

Somos naturalmente diferentes. Mas entendo que o género não nos torna, nem mais, nem menos aptas para o desempenho de uma determinada função. Não é o género que nos define enquanto líderes. Acredito que, ambos, homens e mulheres, se destacam pelas suas capacidades e, sobretudo, pela sua proatividade.
Acredito que é uma questão de desenvolvimento pessoal e de competências adquiridas ao longo da vida.

Uma mulher em cargos de liderança continua a ser uma exceção mais do que uma regra?

É verdade que a maioria dos cargos de liderança são ocupados por homens. E também é verdade que há profissões em que é mais difícil uma mulher se destacar dos homens, sendo necessário mais tempo para sobressair talvez, por questões históricas e culturais. Nesse sentido, subsistem percursos mais exigentes quando se é mulher.

Por outro lado, hoje, é certo que as empresas procuram cada vez mais a diferenciação, a criatividade, a relação humana e a fluência na comunicação. Procuram lideranças inclusivas, equipas mais paritárias, equilíbrio entre os géneros, gestão mais participada.

Qual a missão da Investimentos Habitacionais da Madeira, entidade pública empresarial a que preside?

A missão da IHM é a promoção, o planeamento, a construção, a fiscalização, a gestão e a reabilitação do parque habitacional com fins sociais, providenciando soluções para os problemas habitacionais das famílias carenciadas.

Paralelamente, e porque o desafio dos últimos anos tem sido a proximidade com as pessoas, a IHM tem desenvolvido projetos e iniciativas de inclusão social dirigidas às famílias beneficiárias dos seus programas.

Que funções desempenham as mulheres na IHM e qual o seu peso relativo na entidade pública empresarial?
 
A IHM conta com 73 mulheres num universo de 127 colaboradores, o que equivale a 57% dos trabalhadores com vínculo laboral à empresa.
No que concerne a funções de chefia, de um conjunto de 18 trabalhadores cinco são mulheres, o que representa 28%.
Importa relevar, considerando o objeto de intervenção da IHM – gestão do parque habitacional - obra física – nomeadamente em termos da manutenção, recuperação, reabilitação, construção, a presença de profissões até há pouco tempo desempenhadas predominantemente pelo sexo masculino, como engenheiros, arquitetos, fiscais. Hoje são várias as mulheres a laborar nestas áreas.

Por outro lado, porque a visão da IHM centra-se numa perspetiva global de integração social, de acompanhamento e proximidade às famílias e, por aposta do atual Governo Regional, através de uma nova área de inclusão social, atualmente, na IHM, em termos de recursos humanos, as áreas de formação são muito variadas e predominantemente do sexo feminino.
Entendo que a Investimentos Habitacionais da Madeira não difere de tantas outras empresas que, ao longo dos anos, têm tomado consciência da importância de investir nas pessoas, da mais-valia de se reestruturar, em termos organizacionais, através da gestão e valorização dos seus recursos humanos, sejam homens ou mulheres.

Atualmente, a questão não está em assegurar mais mulheres nas empresas, porque já lá estão. A questão é assegurar que tenham as mesmas oportunidades que os homens no desempenho das mesmas funções.
Na minha opinião, as oportunidades existem e, cada vez mais, se esbate a questão de género. Importa sabê-las agarrar, através da demonstração de competência, compromisso e confiança no trabalho a realizar.

Quais são as principais prioridades da IHM, EPERAM? E o que podemos esperar para 2018?

Os objetivos a que nos propomos são os que foram definidos pelo Programa de Governo, os quais estamos a cumprir.
É importante, até ao final do mandato, dar cumprimento ao Plano de Atividades, ao Plano de Investimentos e Orçamento definidos estrategicamente, por forma a assegurar os objetivos e metas traçadas, assente na gestão das prioridades e o planeamento das necessidades; continuidade a uma liderança inclusiva e na relação com as pessoas; no reforço da rede de parceiros, por forma a permitir uma melhor eficácia na intervenção social e desenvolver projetos e iniciativas de inclusão social dirigidas às famílias beneficiárias dos programas.

Para alcançarmos os objetivos é da maior importância envolver as equipas nos projetos da empresa, considerando as suas opiniões e propostas.

A IHM está longe de se resumir ao Conselho de Administração. Entendo que todos os colaboradores podem e devem contribuir para o bom funcionamento e bom serviço às famílias, com dedicação e empenho, assim como os colaboradores afetos às entidades externas necessárias à nossa missão social. Refiro-me ao conjunto dos nossos parceiros sociais.
share
© Copyright 2024 IHM – INVESTIMENTOS HABITACIONAIS DA MADEIRA, EPERAM. Todos os direitos reservados.