5.º Encontro Teatro Comunitário
No Dia Mundial do Teatro, que se assinalou hoje, o Bairro do Hospital acolheu o 5.º Encontro Teatro Comunitário. Um projecto de inclusão social, através da arte.
Rita Andrade, secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, disse que esta é uma forma de “combater a exclusão social, promovendo a inclusão social e o próprio voluntariado”.
O evento, inserido no projecto de Educação pela Arte na Inclusão Social teve como objectivos comemorar o Dia Mundial do Teatro; promover a integração social dos utentes; combater a exclusão social, intervindo a nível social e cultural; reforçar sinergias na rede de parceiros que recorrem às artes como processo de inclusão e promover o voluntariado individual.
Neste encontro participaram diversas instituições, com diferentes filosofias e projectos de intervenção comunitária. A Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia participou com o tema ‘A menina de capuz vermelho’; a Associação Protectora dos Pobres interpretou ‘Capuchinho Vermelho’; o Centro Luís de Camões deu vida ao tema ‘Bilhardices no Bairro’; a Casa do Povo de S. Martinho entrou com ‘Os três cabelos negros’ e ‘Os Palhaços’; e o Centro da Mãe interpretou ‘O meu marido é um anjo’.
Além disso, participaram ainda a Associação Acreditar, Associação Presença Feminina, Casa de Saúde São João de Deus e Irmãs Hospitaleiras Casa de Saude Câmara Pestana.
(Portal do Governo Regional de 28 de Março de 2018)