IHM promove sessões de esclarecimento sobre Programa Casa+Eficiente

 

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira deu início, na passada terça-feira, a uma série de sessões de esclarecimento sobre o Casa+Eficiente, um programa promovido pelo Governo Regional, através da IHM, que consiste na atribuição de um apoio financeiro até 15.000,00€, a fundo perdido, para obras de reabilitação e de beneficiação de habitações próprias permanentes, tendo por objetivo a melhoria do seu desempenho e eficiência energética e a consequente redução da fatura energética.

A primeira sessão teve lugar na Junta de Freguesia de São Martinho e serviu para dar a conhecer ao público os propósitos deste programa, os apoios a conceder e as condições de acesso.

Destinado a agregados familiares residentes na Região, titulares de uma habitação própria permanente, que não disponham da totalidade dos meios financeiros para a realização de obras, o período de candidaturas para este programa está previsto para este mês de novembro, sendo publicitado nos canais institucionais da IHM, designadamente no sítio da Internet, em www.ihm.pt.

Relativamente às intervenções elegíveis, é de salientar que estas devem estar em consonância com a tipificação de obras definidas em portaria e com as medidas de melhoria constantes do certificado energético, de forma a assegurar a subida de, pelo menos, uma classe energética.

Podem candidatar-se a este programa agregados familiares que auferiram rendimentos brutos anuais corrigidos, dentro dos seguintes limites: 40 RMMG, no caso de ser apenas um titular, e 60 RMMG, caso se trate de dois titulares.

Os imóveis elegíveis são moradias unifamiliares, frações autónomas habitacionais e prédios até 20 frações, com condomínio constituído.

De referir que as próximas sessões de esclarecimento estão marcadas para os dias 6 de novembro, na Junta de Freguesia de Santo António, dia 7, na Junta de Freguesia de Câmara de Lobos e no dia 9 no Centro Comercial Caniço Shopping, sempre às 18h00.