IHM lança concurso para reabilitação de habitações em São Jorge

 

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, lançou na passada terça-feira o concurso público para a empreitada de reabilitação de um conjunto de habitações anexas ao Farol de São Jorge, no concelho de Santana, por um valor base de 500 mil euros.

As propostas deverão ser entregues até ao próximo dia 11 de outubro, tendo a empreitada um prazo de execução de 18 meses.

A intervenção prevista vai abranger 4 fogos de tipologia T3, distribuídos por dois pisos. Do ponto de vista construtivo, as habitações apresentam-se atualmente degradadas ao nível de algumas alvenarias e vãos, e a necessitar de algumas obras de recuperação ao nível da cobertura que será refeita. Ao nível estrutural, o projeto de arquitetura prevê a reparação e/ou substituição das divisórias interiores, carpintarias e substituição total dos equipamentos sanitários e da cozinha.

No que diz respeito aos alçados, e tendo em conta as exigências ao nível térmico, será necessária a aplicação de um sistema de isolamento térmico pelo exterior e a substituição de todos os vãos. Também os revestimentos existentes no interior de alguns dos compartimentos do edifício serão reparados e ou substituídos. Os pavimentos nas zonas comuns das escadas e de acesso aos fogos, e dado o bom estado do revestimento, serão mantidos e recuperados.

As coberturas existentes em chapas, assim como as suas estruturas de suporte, serão totalmente substituídas por coberturas em telha procedendo-se à simplificação das formas, da recuperação, impermeabilização e isolamento sob a telha e sobre os terraços.

Para além da intervenção ao nível da recuperação e reparação das patologias existentes, pretende-se reorganizar e tratar convenientemente os espaços exteriores e acessibilidades. A intenção é potenciar a oferta de espaços capazes de suportar uma vivência integrada do conjunto, promovendo a proteção do edificado e um enquadramento paisagístico adequado.

Recorde-se que o conjunto habitacional existente junto ao Farol foi materializado nos anos oitenta para dar apoio aos trabalhadores e famílias deslocadas para o Farol de São Jorge. No entanto, a evolução tecnológica conduziu a uma redução no número de elementos da guarnição necessários ao normal funcionamento daquele farol e desde há muitos anos que o referido conjunto habitacional está votado ao abandono.

Por este facto, e com vista a sua recuperação e criação de solução habitacional para famílias do concelho de Santana, em setembro de 2021, foi transferida para a Madeira a titularidade dos espaços habitacionais.

De ressalvar que estes fogos serão atribuídos às famílias em regime de arrendamento acessível, através do programa Renda Acessível, cujas inscrições já se encontram a decorrer e podem ser realizadas online até ao dia 15 de outubro na página da IHM (www.ihm.pt/online).