Obras do Complexo Habitacional de São Gonçalo III já estão no terreno

 

Já arrancaram as obras de construção do Complexo Habitacional de São Gonçalo III, uma empreitada com preço base de 7,2 milhões de euros, que prevê a edificação de 54 fogos de habitação social, na freguesia de São Gonçalo, no Funchal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta manhã, numa visita efetuada ao local, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da IHM, João Pedro Sousa, explicou que se trata de um complexo habitacional que contemplará a construção de três edifícios, com tipologias que variam entre os T1 (12 apartamentos), T2 (27), T3 (12) e T4 (3), estando a sua conclusão prevista para o 2º semestre de 2024.

Na ocasião, Pedro Fino disse ainda que, este ano, no âmbito do PRR, o Governo Regional já manifestou a intenção de compra de 530 habitações, construídas por iniciativa privada, acrescentando que serão igualmente edificadas 270 habitações através de obra pública.

Ciente do “momento difícil” e de “grande pressão” que se vive no setor da habitação, o secretário regional deixou também a garantia de que o Governo Regional está a fazer de tudo para colmatar as carências habitacionais da Região Autónoma da Madeira.

Além disso, adiantou que, enquanto estes empreendimentos não estão concluídos, o Executivo madeirense está a trabalhar diariamente para colmatar estas carências habitacionais.

Só este ano, revelou Pedro Fino, já foram atribuídas cerca de 100 habitações na gestão do parque habitacional existente e direcionadas cerca de 300 famílias para outros programas complementares de apoio.

Neste sentido, assegurou que está sendo cumprida a Estratégia Regional de Habitação que tem um horizonte temporal até 2030.