A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, realizou segunda-feira, 23 de abril, a terceira edição do Bairro em Flor.
O evento anual tem por objetivo promover as relações de boa vizinhança, o convívio intergeracional e o reforço da rede de parceiros.

À imagem das edições anteriores, o evento teve por objetivo promover as boas relações de vizinhança, incentivando o convívio entre residentes e comunidade em geral e o potenciar das parcerias com as entidades com intervenção nos complexos habitacionais.

A edição 2018 do Bairro em Flor abrangeu os bairros da Nazaré, Nogueira, Hospital e Ribeira Grande, integrando, para além dos moradores, crianças dos estabelecimentos de ensino, utentes de IPSS e associações.

Mais de 700 crianças e adultos colocaram uma flor nos Muros da Esperança existentes em cada um dos quatro bairros, seguindo-se animação e confraternização.

“Este projeto consegue ter a sua terceira edição porque conseguimos reforçar e manter as parcerias, quer com as IPSS, quer com as escolas e com os polos comunitários da IHM, através dos nossos utentes e equipas. São eles que dão corpo a esta iniciativa”, vincou Vânia Jesus, Presidente do Conselho de Administração da IHM, EPERAM.

Os murais com as flores pretendem passar a mensagem de que “as crianças são esperança, são o futuro e que, tal como as flores, sendo frágeis, precisam que cuidemos delas, que as preservemos. Uma criança tal como uma flor, será forte na idade adulta se for educada quando jovem. E, nesse sentido cabe a nós adultos, o exemplo”.

Vânia Jesus, terminou referindo que “outros projetos comunitários serão promovidos através da IHM e que conta com a participação de toda a comunidade”.