IHM celebrou ‘Halloween’ e o Pão-por-Deus nos bairros sociais

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM celebrou, nos passados dias 28 e 29 de outubro, o ‘Halloween’ e o Pão-por-Deus nos polos comunitários, nomeadamente no da Nazaré, Santa Luzia, Ribeira Grande, Comandante Camacho de Freitas (Funchal); Ribeiro Real (Câmara de Lobos); Torre (Machico) e Projeto Renascer@Nogueira+ E8G (Santa Cruz).

Ao todo, foram cerca de 160 utentes (adultos e crianças) envolvidos nestas iniciativas que tiveram como principais objetivos transmitir costumes e reviver tradições, através da confraternização entre os moradores dos conjuntos habitacionais sob gestão da IHM, mas também estimular o desenvolvimento de competências criativas, através da confeção de adereços alusivos a esta época festiva.

Entre bailes, lanches e almoços-convívio sob a temática da tradição anglo-saxónica conhecida por ‘Dia das Bruxas’, houve também espaço para uma das mais enraizadas tradições portuguesas, como é o Pão-por-Deus, com a decoração dos sacos e posterior distribuição pelos utentes, bem como com a leitura de versos alusivos a esta celebração.

De salientar que, atendendo ao contexto pandémico, os eventos foram readaptados às medidas de prevenção e mitigação da covid-19, estando o limite de utentes restringido à lotação máxima de cada um dos espaços.

De referir também que estas iniciativas tiveram como parceiros a Junta de Freguesia de Santa Luzia, a Associação Casa do Voluntário, a Junta de Freguesia de Santo António, a ASA - Associação para o Desenvolvimento de Santo António e a Associação Reinventa.

A inclusão social dos residentes nos conjuntos habitacionais sob gestão da IHM constitui um vetor estratégico e primordial desta entidade pública.

Ao longo de todo o ano, são desenvolvidos um conjunto de projetos e iniciativas de cariz social, formativo, cultural, desportivo e recreativo nos vários bairros sociais, tendo como ideal a erradicação de situações de exclusão e a promoção da inclusão social dos moradores dos vários complexos habitacionais.

A celebração do Pão-Por-Deus/Halloween surge neste âmbito, tendo como foco primordial o reviver de tradições e que a IHM pretende que perdurem nas camadas mais jovens dos seus bairros sociais.

Através destas iniciativas, a IHM pretende promover, por um lado, a aproximação do público mais jovem à cultura e tradições regionais e por outro, combater o isolamento social, um aspeto deveras importante em faixas etárias mais elevadas.

 

Polo Comunitário Santa Luzia

A.jpg AA.jpg AB.jpg

AC.jpg AD.jpg AE.jpg

AF.jpg AG.jpg AH.jpg

AI.jpg AJ.jpg AK.jpg

AL.jpg

Polo Comunitário da Torre - Machico

AM.jpg AN.jpg AO.jpg

AP.jpg AQ.jpg AR.jpg

AS.jpg AT.jpg AU.jpg

AV.jpg AX.jpg AZ.jpg

Projeto Renascer@Nogueira

B.jpg BA.jpg BB.jpg

BC.jpg BD.jpg BE.jpg

BF.jpg BG.jpg BH.jpg

BI.jpg BJ.jpg BK.jpg

Polo Comunitário Ribeira Grande

BL.jpg BM.jpg BN.jpg

BO.jpg BP.jpg BQ.jpg

BR.jpg BS.jpg BT.jpg

BU.jpg BV.jpg BX.jpg

BZ.jpg C.jpg CA.jpg

CB.jpg CC.jpg

Polo Comunitário Ribeiro Real

AAA.jpeg CD.jpg CE.jpg

CF.jpg CG.jpg CH.jpg

CI.jpg CJ.jpg CK.jpg

CL.jpg CM.jpg CN.jpg

CO.jpg CP.jpg CQ.jpg

CR.jpg

Polo Comunitário Comandante Camacho de Freitas

CS.jpg CT.jpg CU.jpg

CV.jpg CX.jpg CZ.jpg

D.jpg DA.jpg DB.jpg

DC.jpg DE.jpg DF.jpg

DG.jpg DH.jpg DI.jpg

DJ.jpg DK.jpg DL.jpg

DM.jpg DN.jpg

Polo Comunitário da Nazaré

DO.jpg DP.jpg DQ.jpg

DR.jpg DS.jpg DT.jpg

DU.jpg DV.jpg DX.jpg

DZ.jpg E.jpg EA.jpg

EB.jpg EC.jpg ED.jpg

EE.jpg EF.jpg EG.jpg

EH.jpg EI.jpg