A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira levou a cabo, no dia 27 de agosto de 2021, um encontro desportivo denominado “Reviver Tradições”, um evento que contou com 80 participantes, a maioria idosos, residentes em vários conjuntos habitacionais que participam semanalmente nas aulas de educação física que se realizam nos vários Polos Comunitários sob gestão desta entidade pública.

Dando cumprimento ao que foi estipulado no Programa de Governo em vigor, nomeadamente no que concerne à intervenção social e ao desenvolvimento integrado dos residentes nos complexos habitacionais, esta iniciativa, inserida nas políticas de inclusão social da IHM, teve como objetivos primordiais a promoção da saúde e o bem-estar de adultos e idosos, assim como o combate ao isolamento social, fenómeno ao qual a IHM tem vindo a prestar cada vez mais atenção. 

Foram várias as atividades programadas ao longo do dia, tendo todas como base diversos jogos tradicionais, pretendendo-se deste modo reviver e reavivar momentos de infância desta população e, ao mesmo tempo, fomentar boas relações de vizinhança entre os moradores dos bairros sociais. Dinâmicas de grupo como o jogo do lenço, pião, jogo das cadeiras e adivinhas constituíram parte da gincana programada para este dia.

O evento decorreu no Centro Desportivo da Madeira, tendo contado com a presença de Bruno Pereira e Nivalda Gonçalves, Presidentes dos Conselhos de Administração da Investimentos Habitacionais da Madeira e das Sociedades de Desenvolvimento, respetivamente.

“Através destas iniciativas e parcerias, torna-se possível que a população adulta e idosa residente nos bairros sociais, tutelados pela IHM, experiencie e vivencie atividades ao ar livre, fora dos seus contextos habituais, fomentando-se com estas práticas a adoção de hábitos de vida saudáveis em grupos vulneráveis”, afirmou Bruno Pereira.

Ressalva-se que, de modo a garantir as condições de segurança de todos os envolvidos neste evento, os participantes no mesmo e a respetiva equipa técnica realizaram testes à COVID-19.