Governo investe dois milhões para reabilitar Casais de Além e Romeiras I

 O Governo Regional deu início ao programa de Reabilitação e Melhoria de Eficiência Energética nos seus Complexos Habitacionais com o lançamento dos processos concursais referentes às empreitadas dos conjuntos habitacionais de Casais de Além, na freguesia da Camacha, e das Romeiras I, na freguesia de Santo António.
São investimentos de cerca de 670 mil e 1,3 milhões de euros, respetivamente, que visam garantir o melhor desempenho ambiental das edificações, através da melhoria da eficiência energética, com evidentes melhorias das condições de habitabilidade nos 128 fogos dos dois empreendimentos a intervencionar.
A intervenção está a cargo da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, que tutela a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, e consiste na implementação de medidas de melhoria do desempenho energético global. Consiste na colocação de painéis solares individuais para aquecimento de águas domésticas, na aplicação de isolante térmico nas coberturas e paredes exteriores e ainda na substituição dos vãos por caixilharia de vidro duplo. Fazem parte ainda dos trabalhos a revisão da iluminação comum, com a colocação de novas lâmpadas mais eficientes, de tecnologia Led.
Refira-se que o Conjunto Habitacional Casais de Além foi inaugurado há quase trinta anos, em 1994, e é constituído por dez blocos que variam entre os três e cinco pisos, e o Conjunto Habitacional das Romeiras, concluído em 1998, tem onze blocos de quatro pisos.

INTERVENÇÃO PERMITE REDUZIR PEGADA ECOLÓGICA

Na globalidade, será possível reabilitar e renovar de forma decisiva todo o exterior dos edifícios, mantendo o seu traço e características, dotando os fogos existentes de melhores condições de conforto ao nível térmico, acústico e energético que não só permitirá a redução da pegada ecológica, mas representa sobretudo de um ganho ambiental e uma diminuição substancial da fatura elétrica para os residentes com evidentes repercussões na economia das famílias.
Para além destes bairros, estão ainda abrangidos para receber obras em breve os conjuntos habitacionais das Romeiras II e Santo Amaro, no concelho do Funchal; os complexos habitacionais da Achada, Balseiras e Jardim da Serra, no concelho de Câmara de Lobos; o Bairro das Figueirinhas, no concelho de Santa Cruz, e o Conjunto Habitacional do Seixal, no concelho de Porto Moniz, perfazendo todas estas intervenções um total de 6,8 milhões de euros, os quais são cofinanciados por fundos europeus, no âmbito do programa Madeira 14-20.