Temporal de 25 de dezembro: oito famílias já receberam apoios PRID

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, esteve presente, no dia 26 de março, no ato de entrega de apoios a mais três famílias afetadas pelo temporal que assolou o concelho de São Vicente, no passado dia 25 de dezembro.

Estas três famílias irão receber um valor total de apoio, para reconstrução das suas habitações, de cerca de 54 mil euros, a serem atribuídos em três tranches, à medida que as respetivas obras se vão desenvolvendo. São já oito os agregados familiares apoiados até à data, num valor total de apoio que ascende aos 116 mil euros.

Os apoios, a fundo perdido, são concedidos através do Programa de Recuperação de Imóveis Degradados – Temporal (PRID-Temporal), gerido pela Investimentos Habitacionais da Madeira, IHM, EPERAM, com um investimento global previsto de 600 mil euros.

Para além destas oito famílias, outras oito serão também apoiadas na recuperação das suas habitações.

Importa referir que, imediatamente após o temporal que assolou a zona Norte, mais precisamente, as freguesias da Ponta Delgada e Boaventura, técnicos dos diferentes organismos do Governo Regional, assim como da Câmara Municipal de São Vicente, seguiram de imediato para o terreno, tendo sido realizado um diagnóstico exaustivo dos danos causados e das necessidades de apoio social da população local.

De forma a agilizar o apoio às famílias afetadas, o Governo Regional adaptou o já existente Programa de Recuperação de Imóveis Degradados (PRID), um instrumento financeiro operacionalizado pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da IHM, EPERAM, que prevê apoiar a reabilitação de habitações degradadas. Esta adaptação permite apoiar especificamente agregados familiares que viram as suas casas de habitação permanente danificadas e a carecer de recuperação total ou parcial, na sequência da grave intempérie do dia de natal de 2020. Aplica-se toda a regulamentação em vigor para o programa PRID, exceto o limite do apoio a conceder a cada agregado familiar, que passa a não ter um teto máximo, e é neste caso concedido a fundo perdido.

Na ocasião, Augusta Aguiar recordou “a celeridade com que o Governo Regional colocou todas as equipas no terreno para que, em articulação com o Município de São Vicente, fosse feito um levantamento exaustivo de todos os estragos causados e das necessidades de apoio social das famílias afetadas. Desde a primeira hora, foram encontradas as soluções mais rápidas e eficazes, de realojamento temporário, fornecimento de refeições e bens essenciais, de forma a assegurar a proteção e bem-estar destes cidadãos. Decorridos 3 meses, já entregámos apoios financeiros, em termos de PRID-Temporal, a metade das famílias afetadas pela intempérie, para recuperação das habitações total ou parcialmente destruídas, de forma a repor a normalidade possível após a grave intempérie do dia de natal. Contamos, igualmente, ter tudo preparado para, já na próxima semana, entregarmos apoios a mais famílias."

Referiu igualmente que "o Governo Regional, uma vez mais, e em estreita articulação com a Câmara Municipal de São Vicente, demonstrou a sua solidariedade e apoio às famílias e cidadãos em situação de maior vulnerabilidade, encontrando as melhores soluções para que ninguém fique desprotegido”.

PRID_tempII1.jpeg PRID_tempII2.jpeg PRID_tempII3.jpeg