No próximo ano de 2021, o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão e Cidadania, que tutela a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, prevê investir 42,4 milhões de euros no setor da Habitação Social, o que representa um aumento de 53%, traduzindo-se em quase 15 milhões de euros, comparativamente a 2020.

Cumprindo-se o que está plasmado no Programa de Governo, será aumentado o parque habitacional, dando-se prioridade à construção, reabilitação e aquisição de habitação social na Região Autónoma da Madeira.

No que se refere à construção, prevê-se o lançamento dos concursos públicos para a execução de 222 novos fogos, que vão beneficiar 555 pessoas, com destaque para 54 novas habitações relativas à terceira fase do Bairro de São Gonçalo, 40 nas Courelas, 34 na Bemposta, 26 em Santa Rita e 11 na Nogueira.

A par deste aumento considerável do parque habitacional da IHM, importa sublinhar o investimento que será feito na reabilitação e reconversão de vários complexos habitacionais, assim como na aquisição de terrenos e fogos.

Merece, também, destaque a intervenção que será feita na eficiência energética em oito complexos habitacionais.

Estas intervenções revelam bem a prioridade que o Governo Regional atribui ao setor da Habitação Social, cuja estratégia foi apresentada no corrente ano. Refira-se que, para a execução da Estratégia Regional da Habitação, o Governo Regional irá fazer uso das verbas disponibilizadas através do Instrumento para a Recuperação e Resiliência, que ficarão disponíveis no segundo semestre do próximo ano.

 

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA 2021

 

Terceira fase do Bairro de São Gonçalo

Está prevista a construção da terceira fase do Bairro de São Gonçalo, com edifícios de três pisos. Serão 54 fogos de habitação social de diversas tipologias, de T1 a T4, com diversas infraestruturas, espaços de acesso pedonal, de circulação e de lazer.

Com áreas verdes de enquadramento e hortas, a ideia é potenciar a oferta de espaços capazes de suportar uma vivência integrada.

 

Novo Complexo Habitacional nas Courelas

Está em estudo a implantação de 40 fogos de habitação social nas Courelas, Santo António, privilegiando-se pequenas tipologias.

Deverão ser construídos edifícios de dois pisos, sendo dada particular atenção às questões em torno das acessibilidades e da mobilidade dos moradores.

 

Bemposta ganha 34 novos fogos

Será executada uma segunda fase do Conjunto Habitacional da Bemposta, em Água de Pena, que consiste na ampliação das infraestruturas e a implantação de blocos de habitação de pequena dimensão, com um visual perfeitamente integrado na paisagem.

Serão, no total, 34 fogos, que privilegiam as tipologias T2 e T3, com áreas verdes de enquadramento, núcleos de lazer e hortas familiares.

 

Novo Complexo Habitacional em Santa Rita

Será construído um novo conjunto habitacional com 26 fogos com tipologias diversas, entre T1 e T5, em cinco blocos de habitação de três pisos, destinados a realojamentos no âmbito da execução do novo hospital, possibilitando às famílias expropriadas manter a mesma área de residência.

Prevê-se, também, a criação de zonas de lazer e áreas verdes, com acessos rodoviários e pedonais adequados às necessidades dos moradores, sendo que quase metade dos fogos beneficia de acesso direto, sem recurso a escadas.

 

Nogueira renovada

O Bairro da Nogueira será alvo de uma profunda renovação.

Numa primeira fase, está a ser reabilitado um edifício pré-existente com a sua reconversão, que permite construir 11 fogos, de tipologias T1 e T2.

Posteriormente, serão executadas novas unidades de habitação, com privilégio para moradias unifamiliares em banda.

Com o intuito de valorizar os espaços públicos, será criada uma praceta com mobiliário urbano, permitindo o surgimento de um espaço de fruição e convívio para os moradores.

Em paralelo, serão requalificados e ampliados os espaços dos serviços públicos que prestam apoio e integração social, melhorando-se a qualidade de vida no Bairro da Nogueira.

 

Investimento de 3,3 milhões
em eficiência energética

No próximo ano, a IHM prevê investir 3,3 milhões de euros na eficiência energética de oito complexos habitacionais: Romeiras, Casais de Além, Achada, Balseiras, Figueirinhas, Jardim da Serra, Santo Amaro e Seixal.

As intervenções vão beneficiar 882 pessoas e consistem na colocação de painéis solares e caixilharias de alumínio duplo, assim como no isolamento das fachadas.

Este investimento irá permitir a redução da pegada ecológica destas habitações, o que para além de um ganho ambiental significará uma diminuição da fatura elétrica para os residentes.