A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, visitou no dia 30 de novembro de 2020 o Complexo Habitacional das Figueirinhas, que vai ganhar nova vida com a criação de um Parque Intergeracional e uma nova área comercial com supermercado e cafetaria.
O Parque Intergeracional, previsto no programa de obras da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM para 2021, está em fase de projeto. A intervenção vai permitir que os mais de 1.500 moradores nesta área envolvente passem a dispor de um núcleo de recreio e lazer com parque infantil e equipamentos para atividade física para crianças, adultos e idosos.
Quanto ao novo supermercado e à cafetaria, brevemente será lançado concurso para este espaço que ocupa uma área de quase 300 m², colmatando uma carência atual.
Augusta Aguiar evidenciou que «a intervenção pública deve adequar-se às necessidades da população local, procurando sempre encontrar as melhores soluções». E acrescentou: «O Governo Regional tem apostado na reabilitação do parque habitacional da Região, através da requalificação dos bairros sociais e dos seus espaços circundantes».
A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania destacou que «o orçamento regional para 2021 consagra uma grande aposta na beneficiação do parque habitacional social, bem como em medidas promotoras do apoio às famílias no que concerne ao direito a uma habitação condigna».
Recorde-se que o Complexo Habitacional das Figueirinhas resultou da aquisição de um terreno com mais de 75 mil m² na década de 90, tendo posteriormente a IHM promovido o respetivo plano urbanístico.
Para além do complexo habitacional que a IHM gere, os diferentes lotes foram atribuídos a nove cooperativas e um a uma empresa de construção a custos controlados, nos termos da legislação em vigor, sendo que 85 foram para autoconstrução de moradias unifamiliares. O Governo Regional promoveu também a construção da Escola Básica de Primeiro Ciclo com Pré-escolar das Figueirinhas.

1.jpg 1.webp 2.jpg

2.webp 3.jpg 3.webp

4.jpg 4.webp 5.jpg

5.webp 6.jpg 6.webp

7.jpg 7.webp 8.jpg

8.webp 8A.jpg 8A.webp

9.jpg 9.webp