No âmbito da ERPASS - Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura, numa parceria entre a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, ao longo do mês de novembro, foram dinamizadas sessões de “Alimentação na Proteção da Gripe e da COVID-19”, destinadas a moradores dos vários bairros sociais da IHM.
As ações, inseridas nas políticas de inclusão social da IHM, vão ao encontro das orientações estratégicas do Programa de Governo, nomeadamente no que concerne à Habitação Social, um dos eixos fundamentais que possibilita uma intervenção social transversal de apoio à população da Região Autónoma da Madeira, concretamente no que respeita ao desenvolvimento integrado nos complexos habitacionais e apoio às famílias nas áreas de promoção da saúde.
Este conjunto de sessões abrangeu no total 84 inquilinos de sete complexos habitacionais, designadamente Nazaré, Comandante Camacho de Freitas, Ribeira Grande, Santa Luzia, Ribeiro Real, Torre e Nogueira. O objetivo foi sensibilizar a população residente nos bairros sociais para a adoção de uma alimentação diária saudável, como contributo de um sistema imunitário fortalecido, uma temática que se reveste da maior pertinência atendendo ao momento em que vivemos.
De forma a abranger cada vez mais agregados familiares em ações de promoção da alimentação saudável, em janeiro estão já previstas novas sessões que irão contemplar, não só uma parte teórica, mas também uma vertente prática que visa experienciar métodos culinários saudáveis, esperando-se assim que estas aprendizagens sejam replicadas nas refeições diárias de família. Com estes incentivos, a IHM pretende continuar a estimular comportamentos saudáveis e melhorias na qualidade de vida dos residentes nos vários bairros sociais.