«A IHM é uma empresa eminentemente social. Não nos limitamos a gerir habitações, património, casas. Nós acompanhamos esse trabalho de gestão com um trabalho de intervenção social, de proximidade, junto dos nossos inquilinos, indo de encontro aos problemas dos seus inquilinos».
Foi com estas palavras que o Presidente do Conselho de Administração da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, Bruno Pereira, se dirigiu aos presentes no auditório do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, a 8 de outubro de 2020, na sessão de encerramento das ações de formação sobre Ambiente e Segurança, no âmbito Projeto Integrado de Reabilitação do Bairro da Palmeira, que se iniciaram a 22 de setembro.
Numa iniciativa da IHM, em parceria com a ARM – Água e Resíduos da Madeira, a Polícia de Segurança Pública e o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, destinada aos moradores do Complexo Habitacional da Palmeira, foram abordadas várias questões, tais como boas práticas dos inquilinos, boas relações de vizinhança, aspetos determinantes a ter em conta na poupança da água e temáticas relacionadas com a recolha dos resíduos, entre outros.
Refira-se que o Projeto Integrado de Reabilitação do Bairro da Palmeira é cofinanciado por fundos europeus, através do Programa “Madeira 14-20”, no objetivo específico “promover a inclusão social em territórios urbanos e rurais desfavorecidos, através do apoio à regeneração física, económica e social”. Devido ao estado degradado dos edifícios de habitação, construídos nos anos oitenta, era urgente uma intervenção de reabilitação, com especial incidência no exterior e acessos verticais comuns.
Esta intervenção do Governo Regional representa um investimento total na ordem dos 4,9 milhões de euros, sendo que a requalificação física dos blocos consiste na pintura, na substituição das coberturas com placas de amianto e na reparação dos acessos comuns, assim como na melhoria das acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, na modernização da rede elétrica e na revisão da rede de telecomunicações.
A reabilitação dos arranjos exteriores prevê a criação de muros de contenção, infraestruturas, acessos e espaços complementares, assim como áreas verdes públicas.
A obra de regeneração do Bairro da Palmeira deverá estar concluída no início do próximo ano.

 

Veja o vídeo: Projeto Integrado de Reabilitação do Bairro da Palmeira - Sessões de Formação sobre Ambiente e Segurança

 

1_AF__8623.jpg 1_AF__8623.webp AF__8480.jpg

AF__8480.webp AF__8490.jpg AF__8490.webp

AF__8525.jpg AF__8525.webp AF__8542.jpg

AF__8542.webp AF__8574.jpg AF__8574.webp

AF__8652.jpg AF__8652.webp