Iniciou-se, no dia 24 de setembro de 2020, a sétima edição do Projeto “Nazaré em Ação”, um Curso de Técnicas de Procura Ativa de Emprego que se prolonga até ao dia 7 de novembro do corrente ano.
Na sessão de abertura do evento, a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, evidenciou que «o Governo Regional tem vindo a desenvolver, de forma contínua, ações de formação e (re)qualificação de desempregados e a disponibilizar as ferramentas necessárias que permitam inverter as situações de desemprego».
«Trata-se da principal prioridade do Governo Regional, combater o desemprego, cuja evolução bastante positiva no sentido da sua diminuição consistente, foi interrompida pelo impacto da pandemia da COVID-19. Nesse contexto, a formação no sentido de dotar os desempregados de mais e melhores conhecimentos e aptidões assume uma importância primordial”, sublinhou.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, Bruno Pereira, destacou que a lógica do projeto é «dar mais competências e valências aos desempregados, transmitindo-lhes conhecimentos e permitindo-lhes que adquiram mais autoconfiança».
O Projeto “Nazaré em Ação” destina-se a 15 desempregados, residentes na freguesia de São Martinho, com idades entre os 20 e os 40 anos e habilitações literárias entre o 6º e o 11º ano de escolaridade.
Desde a sua primeira edição, já participaram no projeto 95 candidatos desempregados, sendo que, destes, 67 ingressaram no mercado de trabalho e onze encontram-se a melhorar as suas competências profissionais, através da frequência em cursos de formação.
Visa dotar os utentes de técnicas e estratégias de procura ativa de emprego, de forma a facilitar a sua inserção profissional e social, nomeadamente estimulando a autoconfiança e a motivação no processo de procura ativa de emprego, conhecendo os recursos existentes na comunidade para tal e aprendendo ou aperfeiçoando a forma de elaborar corretamente um Currículo Vitae e Carta de Apresentação.
Ao longo das sessões, pretende-se que os utentes analisem formas de reagir assertivamente e de estabelecer relações profissionais empáticas, bem como se preparem adequadamente para uma entrevista de seleção profissional, aumentando as suas hipóteses de integração no mercado de trabalho atual.
Este projeto surgiu em 2014 e adveio da necessidade de fazer face às exigências do mundo laboral. É realizado em cooperação com várias entidades, nomeadamente a IHM, através do seu Polo de Emprego, o IEM – Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM e a Paróquia da Nazaré, que nesta parceria têm o propósito comum de combater o desemprego na freguesia de São Martinho e em particular junto dos residentes no Bairro da Nazaré.