A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM iniciou na segunda-feira, 14 de setembro de 2020, o Projeto “Bairro em Flor 2020”, cujos principais objetivos são valorizar e estimular as tradições, promover o conhecimento do património cultural da RAM e envolver os moradores dos bairros sociais no calendário de animação turística da Região. 

A iniciativa, associada à Festa da Flor, vai já na sua quinta edição, sofrendo, este ano, adaptações devido às medidas de prevenção e mitigação da COVID-19. Não podendo haver os habituais murais para colocação de flores, a IHM optou por promover workshops de artes florais em oito complexos habitacionais, destinado à população adulta, sobretudo sénior, residente nos mesmos, que pretende adquirir conhecimentos em técnicas e artes decorativas com flores.
 “Nos últimos anos, em vários bairros sob a gestão da IHM, era criado um Muro da Esperança, decorado por crianças, jovens, adultos e idosos, onde se promovia o convívio intergeracional entre os moradores, escolas, IPSS e associações da comunidade”, explicou a Vogal do Conselho de Administração da IHM, Mara Rodrigues, que representou a instituição na cerimónia de lançamento do projeto, que se realizou no Polo Comunitário da Ribeira Grande.
Os workshops são gratuitos e dinamizados por formadoras da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural em oito bairros sociais sob gestão da IHM, nomeadamente Ribeira Grande, Comandante Camacho de Freitas, Nazaré, Hospital, Santa Luzia, Ribeiro Real, Nogueira e Torre-Machico, abrangendo um total 104 formandas. 
Refira-se que a iniciativa está associada a uma componente de solidariedade social, na medida em que, no final de cada sessão, os participantes cedem os centros de mesa elaborados durante o workshop a uma instituição à sua escolha que desenvolva trabalho social na comunidade local. 
«Desta forma, pretende-se fomentar laços de solidariedade, partilha e interajuda entre os moradores dos vários complexos habitacionais e as instituições locais, criando-se assim parcerias profícuas e de proximidade que se deseja reforçar», sublinhou Mara Rodrigues.
 

Registo fotográfico dos workshops nos diversos complexos habitacionais:

 

Complexo Habitacionhal da Ribeira Grande

 

Complexo Habitacional do Ribeiro Real

 

Complexo Habitacional da Torre

 

Complexo Habitacional da Comandante Camacho de Freitas

 

Complexo Habitacional da Nazaré