No âmbito do projeto “Escola de Bairro”, iniciaram-se a 10 de setembro de 2020 os Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) nos Polos Comunitários da Nazaré e da Ribeira Grande.
Na cerimónia de início do ano letivo, que se realizou na Ribeira Grande, marcaram presença o Presidente e a Vogal do Conselho de Administração da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, Bruno Pereira e Mara Rodrigues, assim como o Presidente do Conselho Executivo da Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, Nuno Jardim.
Aos alunos, Bruno Pereira sublinhou que a missão da IHM vai muito mais além da ajuda na situação habitacional. «Temos vindo a dar respostas também do ponto de vista da capacitação, da saúde, do desporto, etc.», evidenciou.
Destacou, ainda, que cursos como estes permitem ajudar as pessoas na sua vida familiar, nomeadamente as mulheres, que conseguem conciliar a sua rotina com as aulas, em horário diurno.
O Presidente da IHM deixou à comunidade escolar votos de muito sucesso para este ano que se carateriza por ser diferente devido às circunstâncias que vivemos, aproveitando a presença de Nuno Jardim para agradecer a sua disponibilidade e flexibilidade, essenciais para o êxito deste projeto.
Por sua vez, Nuno Jardim realçou que os cursos se iniciam respeitando todas as normas de segurança exigidas pelas entidades de Saúde, devido à pandemia da COVID-19.
Refira-se que o projeto “Escola de Bairro” se iniciou em 2016 nos complexos habitacionais da Nazaré e da Ribeira Grande, com 24 alunos. Neste ano letivo, conta com três turmas de Cursos EFA de equivalência ao ensino secundário, totalizando 57 formandos. Para além destes Cursos EFA, no Bairro da Ribeira Grande, 38 alunos irão frequentar Formações Certificadas de Inglês e Informática, que terão início neste ano letivo.