A Associação de Investigação e Promoção da Economia Social (AIPES) recebeu, hoje de tarde, a chave da nova sede, situada no Conjunto Habitacional de Santo Amaro, numa fração não habitacional da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM. Este ato simbólico foi presidido pelo Conselho de Administração da IHM, EPERAM.

A decisão teve em consideração a resolução aprovada em Conselho de Governo, no dia 18 de setembro do corrente ano, a qual teve em linha de conta que, para a realização dos objetivos da referida associação, era necessário um espaço que servisse de incubadora social, onde o corpo técnico pudesse desenvolver a sua atividade de formação junto de residentes dos Bairros Sociais, bem como de todos os interessados em boas práticas de empreendedorismo social.

A AIPES é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, criada no dia 18 de abril de 2017.

Algumas ações desenvolvidas pela AIPES entre junho de 2017 e setembro de 2019

  • 24/10/2017 – I Mercado Social da Madeira – encontro entre entidades da economia social e empresas, uma ideia originária da Holanda e que permitiu efetuar vários matches.
  • Janeiro a junho de 2018 - Volta à Ilha em Empreendedorismo Social – percorridos 7 concelhos da Região com uma ação de sensibilização de 2,5 h sobre empreendedorismo social.
  • 16 e 17 de outubro 2018 – I Congresso de Economia Social Madeira –Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo Social, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que contou com 175 participantes.
  • 30 de novembro 2018 – II Mercado Social Madeira – encontro entre entidades da economia social e empresas.
  • Constituição da Rede para a Economia Social e Solidária – nesta fase com sete entidades aderentes e em fase de expansão:
    1. Onda Solidária
    2. Casa do Povo Água de Pena
    3. Associação Fonte
    4. C.A.S.A
    5. ADBRAVA
    6. ADENORMA
    7. Banco Alimentar
  • Preparação das I Jornadas da Economia Social e Solidária, previstas para 21 e 22 de novembro – pedido de apoio à SRIAS.
  • Preparação do projeto de Plataforma “Time4people”, um banco de partilha de talentos entre pessoas e instituições da economia social, a ser apresentado em finais de novembro 2019.
  • Criação de uma base de dados sobre entidades da economia social (em execução), em parceria com as autarquias locais.

50 espaços não habitacionais atribuídos pela IHM desde 2015

Desde 2015, a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM já atribuiu 50 espaços não habitacionais nos seus complexos habitacionais na Região para fins comerciais e de serviços, instituições de utilidade pública e entidades sem fins lucrativos. A maioria destes espaços situa-se no concelho do Funchal.

No total, a IHM, EPERAM dispõe de 270 frações não habitacionais em toda a Região. No Bairro de Santo Amaro, onde moram cerca de 970 pessoas, existem 53 frações não habitacionais, sendo que 10 foram entregues após 2015.