×

Aviso

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images//img-iniciativas/594

A Associação de Investigação e Promoção da Economia Social (AIPES) recebeu, hoje de tarde, a chave da nova sede, situada no Conjunto Habitacional de Santo Amaro, numa fração não habitacional da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM. Este ato simbólico foi presidido pelo Conselho de Administração da IHM, EPERAM.

A decisão teve em consideração a resolução aprovada em Conselho de Governo, no dia 18 de setembro do corrente ano, a qual teve em linha de conta que, para a realização dos objetivos da referida associação, era necessário um espaço que servisse de incubadora social, onde o corpo técnico pudesse desenvolver a sua atividade de formação junto de residentes dos Bairros Sociais, bem como de todos os interessados em boas práticas de empreendedorismo social.

A AIPES é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, criada no dia 18 de abril de 2017.

Algumas ações desenvolvidas pela AIPES entre junho de 2017 e setembro de 2019

  • 24/10/2017 – I Mercado Social da Madeira – encontro entre entidades da economia social e empresas, uma ideia originária da Holanda e que permitiu efetuar vários matches.
  • Janeiro a junho de 2018 - Volta à Ilha em Empreendedorismo Social – percorridos 7 concelhos da Região com uma ação de sensibilização de 2,5 h sobre empreendedorismo social.
  • 16 e 17 de outubro 2018 – I Congresso de Economia Social Madeira –Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo Social, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que contou com 175 participantes.
  • 30 de novembro 2018 – II Mercado Social Madeira – encontro entre entidades da economia social e empresas.
  • Constituição da Rede para a Economia Social e Solidária – nesta fase com sete entidades aderentes e em fase de expansão:
    1. Onda Solidária
    2. Casa do Povo Água de Pena
    3. Associação Fonte
    4. C.A.S.A
    5. ADBRAVA
    6. ADENORMA
    7. Banco Alimentar
  • Preparação das I Jornadas da Economia Social e Solidária, previstas para 21 e 22 de novembro – pedido de apoio à SRIAS.
  • Preparação do projeto de Plataforma “Time4people”, um banco de partilha de talentos entre pessoas e instituições da economia social, a ser apresentado em finais de novembro 2019.
  • Criação de uma base de dados sobre entidades da economia social (em execução), em parceria com as autarquias locais.

50 espaços não habitacionais atribuídos pela IHM desde 2015

Desde 2015, a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM já atribuiu 50 espaços não habitacionais nos seus complexos habitacionais na Região para fins comerciais e de serviços, instituições de utilidade pública e entidades sem fins lucrativos. A maioria destes espaços situa-se no concelho do Funchal.

No total, a IHM, EPERAM dispõe de 270 frações não habitacionais em toda a Região. No Bairro de Santo Amaro, onde moram cerca de 970 pessoas, existem 53 frações não habitacionais, sendo que 10 foram entregues após 2015.

{gallery}/img-iniciativas/594{/gallery}