×

Aviso

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images//img-iniciativas/591

Fruto de um protocolo de cooperação entre a IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM e a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, desde o ano letivo 2016/2017, tem sido possível a realização de Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) nos polos comunitários da IHM. A abertura do ano letivo no polo comunitário da Ribeira Grande, em Santo António, aconteceu hoje de manhã, com a presença de várias entidades e de muitos alunos e com a novidade de, este ano, já incluir o Nível Secundário.

Na ocasião, a presidente do Conselho de Administração da IHM, Vânia Jesus, enalteceu esta parceria que tem sido de continuidade e de sucesso com a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro. “Nos dois projetos-piloto, existentes, nos polos comunitários da IHM, da Nazaré e da Ribeira Grande, no concelho do Funchal, já formámos, desde 2016, 223 alunos”, referiu.

A presidente do Conselho de Administração da IHM recordou também que “o Governo Regional, através da IHM, para além da gestão do parque habitacional, apostou na inclusão social, o que tem permitido desenvolver um conjunto de projetos comunitários nos bairros, criando uma maior proximidade com quem vive nos conjuntos habitacionais, ajudando-os a desenvolver competências pessoais”. O projeto ‘Escola no Bairro’ é um bom exemplo disso, permitindo aos moradores dos bairros que concluam os níveis de escolaridade do Ensino Básico e Secundário. Vânia Jesus agradeceu ainda a todo o corpo docente da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro pelos seus ensinamentos, desejando a todos “um excelente novo ano letivo”.

Nuno Jardim, professor da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, por seu turno, agradeceu aos parceiros “a confiança nesta escola” e confessou a satisfação pelo que fazem nestes bairros a nível de educação e formação. “A vinda aos bairros é um dia a dia que corre bem, há uma boa relação com as pessoas, por isso acabamos os cursos sempre com muita gente”, avançou. “Acreditamos na formação e que as pessoas formadas são mais felizes”, acrescentou.

O vice-presidente da Associação de Desenvolvimento de Santo António (ASA), Marcelo Gouveia, cuja entidade tem uma parceria com a IHM para o desenvolvimento do polo comunitário da Ribeira Grande, recordou que o mercado de trabalho está difícil e que a população deve aproveitar estas ferramentas disponibilizadas pelo Governo Regional para aprofundarem conhecimentos. “Hoje em dia é importante que cada um aposte em si”, salientou.

Neste ano letivo 2019/2020 no Polo Comunitário da Ribeira Grande, freguesia de Santo António, haverá cursos EFA - B3 (7º, 8º e 9º ano de escolaridade), com uma turma de continuidade que realizou o B2 (11 alunos), Nível Secundário (10º, 11º e 12º de escolaridade) e uma turma de iniciação (23 alunos). No Polo Comunitário da Nazaré haverá também Nível Secundário (10º, 11º e 12º de escolaridade), com uma turma de iniciação (26 alunos). A abertura do ano letivo no polo da Nazaré acontece amanhã, dia 17 de setembro, às 10h30.

Outros Projetos Educativos
Recorde-se que outras atividades, na área da educação, têm sido desenvolvidas pela IHM, EPERAM, desde 2015. Por exemplo, foram dadas aulas de alfabetização, que assentaram no capacitar de mais competências à população residente nos bairros, uma ação possível também em parceria com a Secretaria Regional da Educação.

Destaque ainda para o Projeto Inclusão Digital, Informática para todas as faixas etárias e que contou com a participação de centenas de formandos do Bairro da Nazaré, Funchal (Polo Comunitário da Nazaré / Associação Reinventa), Bairro da Ribeira Grande, Funchal (Polo Comunitário da Ribeira Grande/ Projeto Capacitar), Bairro da Estrada Comandante Camacho de Freitas, Funchal (Polo Comunitário da Comandante Camacho de Freitas) e Bairro da Nogueira, Santa Cruz (Projeto Renascer@Nogueira, Programa Escolhas).

{gallery}/img-iniciativas/591{/gallery}