O Governo Regional, através da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, está a proceder a uma intervenção nas zonas comuns dos blocos 2, 3, 6, 10, 12, 13, 14, 15, 18, 21, 22, 23, 25, 27, 29 e 31 da Rua da Venezuela e 153 e 155 da Rua Estados Unidos da América, no Bairro da Nazaré, Funchal. As obras iniciaram-se a 17 de junho último e estarão concluídas até final deste ano. Esta é a previsão, visto que os trabalhos decorrem a bom ritmo.

Estas obras consistem na reparação e pintura de alçados e zonas comuns e respetivos acabamentos e na reparação de platibandas e zonas comuns dos blocos. Ao nível das fachadas serão reparados os alçados de todos estes blocos, no que diz respeito a betão armado, rebocos, peitoris e soleiras, e será feita a reparação do existente ou substituição das peças danificadas, sendo posteriormente todos os alçados pintados a tinta de água. Quanto aos alumínios e carpintarias, serão substituídos alguns alumínios por novos, como as portas de madeira dos armários por portas em alumínio.

Nas zonas comuns, serão arranjados os degraus e alumínios, sendo posteriormente pintados a tinta de água as paredes, tetos e guardas. Os elementos metálicos serão pintados a tinta de esmalte.

Em relação aos trabalhos na parte elétrica, nos intercomunicadores e campainhas será feita a substituição da armadura e dos interruptores e botões de pressão danificados e colocados novos intercomunicadores e fechaduras elétricas.

Estas obras estão orçadas em 409.971,41€ (valor já com IVA). Recorde-se que o Governo Regional, em Dezembro de 2018, celebrou com a IHM um contrato programa que permitirá, entre outros investimentos previstos, executar as obras de reabilitação dos edifícios em todo o Bairro da Nazaré. Os trabalhos de reabilitação que estão em curso terão continuidade, prevendo-se a conclusão até meados de 2021.

Várias obras em curso na Nazaré

O Bairro da Nazaré é o maior empreendimento de habitação social sob a gestão da IHM, EPERAM. É constituído por 1439 frações habitacionais, sendo que 697 pertencem à IHM. No total, residem no Bairro da Nazaré cerca de 4300 pessoas e a população estimada no que diz respeito às frações arrendadas por esta empresa pública é de cerca de 1850 pessoas.

Estas obras vêm beneficiar todos os moradores deste bairro, trazendo maior qualidade de vida. Contudo, neste momento, na Nazaré, a IHM, EPERAM está a executar várias obras, como a reabilitação de edifícios (dando continuidade aos trabalhos anteriores), reabilitação de um parque infantil, a remodelação e ampliação do Centro de Saúde, recuperação e manutenção dos espaços verdes, cobertura do campo de jogos e a substituição e montagem de 19 novos elevadores (desde 2015 já foram instalados 15 novos elevadores).

IMG_6585.jpg IMG_6587.jpg IMG_6591.jpg

IMG_6597.jpg IMG_6600.jpg IMG_6605.jpg