O Governo Regional, através da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), concluiu a requalificação do Polo Comunitário do Conjunto Habitacional do Ribeiro Real, em Câmara de Lobos.


Isto mesmo foi anunciado hoje pela Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, durante uma visita a este espaço onde cerca de 85 famílias passam a beneficiar desta resposta comunitária.
“Mais um polo comunitário, mais um objetivo cumprido”, salientou a governante destacando a importância que estes espaços têm junto das comunidades locais, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do acompanhamento às famílias, da promoção da inclusão social e dinamização da comunidade local.

Rita Andrade relembrou que a ação do Governo Regional não se esgota no melhoramento das infraestruturas e quis salientar que, neste contexto, é objetivo deste executivo, continuar com o trabalho de intervenção social junto da comunidade.
“O sucesso começa aqui. Nas pessoas, com o acesso à igualdade de oportunidades, apenas possível através do trabalho em rede”. 

O Polo Comunitário do Ribeiro Real conta com duas técnicas especializadas da IHM, tendo como objetivo o acompanhamento às famílias, a promoção da inclusão social e a dinamização da comunidade local.
Este espaço acolhe também a equipa e o plano de atividades do projeto ESC@UP-E7G, promovido pelo Centro Social e Paroquial de Santa Cecília e do qual a IHM, EPERAM é parceira. O Esc@Up-E7G pretende minimizar os fenómenos de absentismo, insucesso e abandono escolar, integrar jovens em formação profissional e promover competências empreendedoras em três bairros sociais da freguesia de Câmara de Lobos (Bairro da Palmeira, Bairro do Ribeiro Real e Bairro do Espírito Santo).

Este Polo Comunitário é o sexto a abrir portas na região e funciona diariamente, num horário das 09h00 às 15h00, contando ainda com a equipa e atividades do Projeto ESC@UP-E7G, até às 20h00.

Para além do novo Polo Comunitário, foi ainda reabilitado o Parque Desportivo local, que recebeu, recentemente, o Torneio de Futebol de Rua Interbairros.