A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM (IHM, EPERAM), prossegue em junho as ações no âmbito do novo projeto na área da inclusão social denominado ‘Viver com Saúde’.
Assim, no corrente mês, a par do rastreio gratuito para a prevenção de doenças cardiovasculares, iniciado em maio, a IHM, EPERAM, em parceria com a Alberto Oculista, inicia rastreio visual e auditivo.

Em junho, as equipas que asseguram este rastreio estarão ao dispor das famílias residentes nos bairros sociais ou que frequentam Polos Comunitários da IHM, EPERAM, com início quinta-feira, 7 de junho, em Santa Luzia, seguindo-se os conjuntos habitacionais da Ribeira Grande (19 de junho), Comandante Camacho de Freitas (20 de junho), Nazaré (22 de junho), Hospital (26 de junho), Nogueira (27 de junho) e Torre (29 de junho).

Recordar que ambas as ações de rastreio - prevenção de doenças cardiovasculares e rastreio visual e auditivo - terminam só após percorrerem todos os complexos habitacionais contemplados no projeto, prolongando-se para além do mês em que se iniciam.

Lembrar que o projeto 'Viver com Saúde' tem por propósito estimular a adoção de comportamentos saudáveis, a promoção da saúde e prevenção da doença, junto dos agregados familiares residentes nos complexos habitacionais sob gestão da IHM, EPERAM.

Em julho iniciam-se ações de sensibilização para os cuidados de saúde oral, em coordenação com os serviços do SESARAM.
A par dos rastreios temáticos, uma ação integrada no primeiro de três eixos em que o projeto incide, realizam-se sessões de esclarecimento e aconselhamento às famílias.
Os demais eixos estão subordinados à alimentação saudável e económica e à atividade física e bem-estar.

Referir que neste âmbito - segundo eixo do projeto -, para além da adoção de uma alimentação saudável, com a aprendizagem de escolhas acertadas, serão abordadas questões relativas à literacia financeira, tendo em vista a confeção de refeições económicas e o não comprometimento do orçamento familiar e ainda o treino de competências ao nível da organização doméstica e familiar.

Por último, - o terceiro eixo -, sendo o desporto cada vez mais uma forma de inclusão social, a IHM, EPERAM continuará, no âmbito do 'Viver com Saúde', a desenvolver atividades, através do desporto comunitário. A atividade física contribui para a socialização, saúde e o convívio das comunidades residentes nos complexos habitacionais, potenciando o bem-estar e a boa forma física e psíquica.

IMG_5987.jpg IMG_5989.jpg IMG_5998.jpg

IMG_6006.jpg IMG_6013.jpg IMG_6015.jpg

IMG_6017.jpg IMG_6027.jpg IMG_6028.jpg

IMG_6034.jpg IMG_6035.jpg IMG_6060.jpg

IMG_6061.jpg