A Investimentos Habitacionais da Madeira celebrou acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia para nova sede da delegação regional

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM (IHM, EPERAM), lançou no passado sábado, 12 de maio, Mês do Coração, um novo projeto na área da inclusão social denominado ‘Viver com Saúde’, numa parceria abrangente e alargada a diversas entidades públicas e privadas, entre outras, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, Secretaria Regional da Saúde e a Secretaria Regional de Educação, a qual permitirá, inclusive, incrementar a atual rede de parceiros no decurso das ações já definidas e a calendarizar.

Recordar que o ‘Viver com Saúde’ tem por objetivo estimular a adoção de comportamentos saudáveis, a promoção da saúde e prevenção da doença, junto dos agregados familiares residentes nos seus complexos habitacionais, tendo por base três eixos de intervenção.

No sábado, no Complexo Habitacional do Hospital, o projeto arrancou com rastreios gratuitos - primeiro eixo de atuação - às doenças cardiovasculares, com a colaboração de estudantes de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny e com a participação do Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Professor Doutor Manuel Oliveira Carrageta.

Referir que, na ocasião, a entidade pública empresarial responsável pelas políticas do Governo Regional para o setor da Habitação celebrou com o novo parceiro - a Fundação Portuguesa de Cardiologia - um acordo para a cedência de um espaço não habitacional para sede da Delegação Regional, tendo em vista a prossecução da respetiva atividade.

Referir que mais de trinta moradores do bairro do Hospital realizaram rastreio para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Este rastreio prolongar-se-á para além do mês de maio, terminando só após percorrer todos os complexos habitacionais contemplados no projeto.

Em junho dar-se-á início aos rastreios visuais, através de uma parceria com a empresa Alberto Oculista e julho será dedicado à sensibilização para os cuidados de saúde oral, em coordenação com os serviços do SESARAM.

Referir ainda que, a par dos rastreios temáticos, o primeiro eixo inclui sessões de esclarecimento e aconselhamento às famílias.

Em agosto, o ‘Viver com Saúde’ despoleta os restantes dois eixos: a alimentação saudável e económica e a atividade física e bem-estar.