A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM (IHM, EPERAM), tem em curso, de acordo com o Plano de Investimentos para o ano 2018, empreitadas para a reabilitação do Parque Habitacional na ordem dos 13 milhões euros, contemplando, entre outros aspetos, a remoção integral de amianto existente nas coberturas de diversos complexos habitacionais, intervenções nas fachadas, áreas comuns e espaços exteriores em bairros como Nazaré e Hospital, no Funchal, Ribeiro Real, em Câmara de Lobos e Bemposta, em Machico.

Governo Regional procede à remoção integral de amianto nos bairros da Nazaré, Hospital, Santo Amaro, Ajuda, Ribeira Grande e Professores, no Porto Santo.

A par das intervenções de fundo, a entidade responsável pela implementação das políticas do Governo Regional da Madeira no domínio do apoio à habitação de famílias carenciadas alocou 1 milhão de euros, do orçamento anteriormente referido, para pequenas empreitadas de conservação e manutenção do seu parque habitacional.

Neste âmbito, decorre atualmente um conjunto de obras em fogos e zonas comuns de blocos em complexos habitacionais nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, São Vicente, Porto Moniz, Santa Cruz, Machico e Santana no valor aproximado de meio milhão de euros.

3,5 ME na reabilitação da Nazaré

Esta opção política de fundo do Governo da Região Autónoma da Madeira, em prol da habitação social consubstancia-se neste momento em obras a decorrer no Bairro da Nazaré, designadamente a empreitada de remoção de fibrocimento (contém amianto) em todos os blocos sob gestão da IHM, EPERAM, com reforço da estrutura de suporte e respetiva substituição por painéis sandwich.

Ainda no maior bairro social da Região, a IHM tem em execução empreitada de reabilitação dos alçados dos edifícios e áreas comuns, incluindo, entre outros aspetos, o reforço do betão armado, pintura exterior e interior, interruptores e botões, degraus e guardas das escadarias, assim como novos elevadores.

Decorre igualmente a empreitada de recuperação e valorização dos espaços exteriores junto aos campos da Nazaré.

Estas são três empreitadas de um total de seis a serem executadas no presente ano, totalizando um investimento na ordem dos 3,5 milhões de euros naquele bairro.

Já no próximo mês de abril terão início duas novas empreitadas de reabilitação, na Nazaré, contemplando os demais blocos sob gestão da IHM por intervir.

No Bairro do Hospital, a entidade pública empresarial está já a remover coberturas em fibrocimento e, simultaneamente a reabilitar fachadas e áreas comuns do edificado habitacional.

Com a empreitada de recuperação e valorização dos espaços exteriores, a qual se encontra em fase de concurso, o investimento naquele bairro no ano de 2018, corresponderá a quase 700 mil euros.

A IHM, EPERAM tem ainda em execução a reabilitação os edifícios e a recuperação dos espaços exteriores do conjunto habitacional da Bemposta, em Machico, e a remodelação do Polo Comunitário do Complexo Habitacional do Ribeiro Real, em Câmara de Lobos.

5 novas empreitadas em abril

Em abril, para além das duas empreitadas na Nazaré, anteriormente referidas, a entidade pública empresarial dará início a três obras no Bairro de Santo Amaro e nos conjuntos habitacionais da Ribeira Grande e Ajuda, no Funchal.
Globalmente, sem contabilizar as pequenas obras de manutenção e de conservação, a IHM, EPERAM realiza um total de 23 empreitadas no ano de 2018.

Deste conjunto, relevar ainda a regeneração do Bairro da Palmeira, uma obra orçada em mais de 5 milhões de euros.

A entidade empresarial lançou concurso para a primeira de duas intervenções naquele bairro de Câmara de Lobos.