A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através dos Polos de Emprego da Investimentos Habitacionais da Madeira e da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Instituto de Emprego da Madeira e Serviço de Ação Socio-Caritativa da Paróquia da Nazaré, promove desde segunda-feira, 9 de abril, a V edição do projeto “Nazaré em Ação”.

O projeto dividido em cinco módulos tem por objetivo dotar um conjunto de 20 utentes - cidadãos desempregados residentes na freguesia de São Martinho - de técnicas e estratégias de procura ativa de emprego, tendo em vista, em última análise, a inserção no mercado de trabalho.

“Estas 20 pessoas irão frequentar as sessões por iniciativa própria”, sublinhou Vânia Jesus, Presidente do Conselho de Administração da IHM, EPERAM, entidade gestora do Polo de Emprego da Nazaré.
“Há que ser proactivo com o apoio deste conjunto de parceiros apostados em ajudá-los a conseguir a inserção no mercado de trabalho”, continuou.

Para tal, os cinco módulos do Curso de Técnicas de Procura Ativa de Emprego (CTPAE) contemplam a apreensão de competências ao nível da elaboração do Curriculum Vitae e carta de apresentação, o estímulo da autoconfiança e motivação na procura de emprego, preparação para entrevistas de trabalho, conhecer recursos de apoio à procura de posto de trabalho existentes na comunidade, o domínio da comunicação verbal e não-verbal e reagir assertivamente em contexto profissional.

“Cada desempregado tem um nome e precisa, de facto, de ter uma vida com dignidade”, lembrou Pedro Nóbrega, pároco da Nazaré.
“Penso que este projeto tem a capacidade de fazer cada um perceber que não é mais um desempregado, mas sim alguém que precisa de competências para chegar ao mercado de trabalho com a confiança de dizer: eu consigo”, realçou.

Na sua intervenção, por ocasião da sessão de apresentação, e aos órgãos de comunicação social, a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, relevou a aposta continuada num projeto de sucesso: “verificamos com muita satisfação que 85% das pessoas envolvidas ao longo de edições anteriores encontraram colocação no mercado de trabalho, através de um projeto no âmbito das políticas de proximidade do Governo Regional.”

A quinta edição abrange, como referido, 20 formandos entre os 18 e os 38 anos de idade e escolaridade igual ou superior ao 9º ano.
A formação decorre na Paróquia da Nazaré entre os dias 9 de abril e 19 de maio, às segundas e quintas-feiras, das 15 às 17 horas.

 

BT Vídeo: