Foi assinado um protocolo entre a Adenorma - Associação de Desenvolvimento do Norte da Madeira e a Investimentos Habitacionais da Madeira e a Protecção Civil,que vai permitir que os idosos que vivem nos bairros sociais possam beneficiar do serviço de tele-assistência.

O acordo foi assinado esta manhã e permite que todos os moradores dos bairros geridos pela IHM que tenham mais de 65 anos e vivam sozinhos ou permaneçam uma grande parte do dia nessa situação, possam aderir a um serviço gratuito que permite recorrer a ajuda através de um dispositivo telefónico.

A tele-assistência, criada pela Adenorma, começou em São Vicente, como refriu o presidente da instituição, Medeiros Gaspar e já está em toda a Região, com equipamentos instalados em 597 residências.

O serviço não tem custos adicionais - o protocolo com a Fundação PT permite chamadas gratuitas - e os equipamentos são instalados rapidamente, necessitando apenas de uma linha telefónica.

O objectivo é "apoiar pessoas que vivem sozinhas ou passam muito tempo sozinhas", refere Medeiros Gaspar que considera importante que a tele-assistência que começou por ser dirigia a idosos em locais isolados, também chegue a quem vive em complexos habitacionais.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, presente na assinatura do protocolo, destacou a importância de ser dado um sinal de que o Governo Regional "não está de costas voltadas para os que estão em isolamento".

A IHM identificou 253 pessoas, moradoras nos compelxos habituacionais da sua responsabilidade, que podem aderir ao serviço de tele-assistência que permite pedir ajuda à polícia, aos bombeiros e outros serviços, bem como a pessoas que estejam numa lista pré-definida.

Nas próximas semanas serão realizadas acções de sensibilização para este serviço. "O objectivo é combater o isolamento e garantir segurança", justifica.

Diário de Notícias, 2016-05-25

 BTVer Galeria